Perguntar “qual a importância da educação?”, equivale a perguntar por que razão o oxigénio é importante para nós. Não podemos olhar para a educação apenas como um meio para atingir mais tarde um emprego com uma perspectiva de maior rendimento. É através da educação que nos preparamos para a vida e que nos definimos enquanto seres. A educação permite-nos melhorar enquanto pessoa e como um todo permite melhorar o nosso país.
A educação permite combater a pobreza?
Sim, está estatisticamente provado que os indivíduos com um grau de escolaridade mais elevado conseguem empregos melhor remunerados que os restantes. Esta diferença pode ser vista em todos os níveis de escolaridade. Como é óbvio isto tem consequências para a economia de um país. Todos os países que deram na última década prioridade a um ensino de qualidade nas suas escolas, registaram um crescimento económico acima da média. A UNESCO recentemente emitiu um relatório onde afirma que cada ano adicional de escolaridade aumenta a média anual do PIB em 0,37%. Ao diminuir os níveis de pobreza de um país, também estamos a combater as desigualdades sociais. Isto terá consequências futuras, numa diminuição dos níveis de violência, que muitas vezes são fruto da existência de grandes desigualdades sociais, entre as classes mais desfavorecidas e as mais favorecidas.
A educação promove a saúde?
Sim, os pais com um nível maior de educação possuem mais meios económicos para cuidar da saúde dos seu filhos. Alem disso, estão melhor informados sobre os cuidados a ter e hábitos de higiene. Por outro lado, são mais sensíveis à importância da vacinação na prevenção de doenças. A socióloga Sandra Unbehaum, afirmou numa recente entrevista o seguinte: “Sem conhecimento ou acesso a informações, como posso saber que tenho direito à saúde e bem estar, tenho direito ao meio ambiente sadio, tenho direito a condições adequadas de trabalho, tenho direito a ser tratada com dignidade?”. De facto, este conhecimento acerca dos nossos direitos, leva-nos a exigir entre outros, melhores cuidados de saúde, tanto para nós como para todos os que nos são próximos.
A educação aumenta a felicidade?
Sim, existem estudos que mostram que as pessoas com um grau de escolaridade mais alto, tendem a sentir-se mais realizadas tanto pessoalmente como profissionalmente. De igual forma, os indivíduos mais educados estão mais conscientes dos seus direitos e têm tendência a reivindicar e a lutar mais para conseguirem aquilo que pretendem. Numa família da classe média, o acesso a cultura (música, livros, cinema, teatro, etc.), a viagens e outros elementos ajudam a complementar aquilo que a escola oferece, aumentando assim os níveis de felicidade de cada um.
I will right away clutch your rss as I can’t to find your email subscription link or e-newsletter service.
Do you have any? Kindly allow me recognise so that
I may subscribe. Thanks.
Everything is very open with a precise clarification of the issues. It was really informative. Your website is extremely helpful. Thanks for sharing!
Thanks for your blog, nice to read. Do not stop.